quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Analisando a Copa de 2014

Brasil é escolhido país sede da copa do mundo de 2014. O que essa informação lhe diz? Se apenas que em 2014, você terá a chance de ver as melhores seleções de futebol do mundo jogando no seu país. Sinto informá-lo você não usou o seu senso crítico. Eu confesso que esperava bem mais de você. Aliás, esperava bem mais de mim. A primeira vista vi com ótimos olhos esta copa, geração de emprego, investimento em infra-estrutura, incentivo ao esporte dentre outros argumentos que a princípio me serviram para defender ferrenhamente este evento.

O que existe por trás de uma copa do mundo? No Brasil eu posso responder. Existe um interesse político enorme, isso mesmo se você ainda não acordou sinto informá-lo, mas a manutenção do PT no poder pode e deve vir dessa “maquiagem” que o Brasil irá receber. Obras estruturais devem vir com toda certeza, recuperação de estradas, investimento em segurança, dentre outras obras que beneficiaram a nossa população. Mas com a intenção claríssima de manter o partido da estrela solitária no poder.

Escutei o ótimo argumento esses dias de um amigo, que comparou a Copa de 2014 no Brasil a Olimpíada em Barcelona que retirou a Espanha de uma recessão e serviu de alavanca para o turismo naquela localidade, sendo hoje esta cidade um dos principais destinos turísticos do mundo. É inegável a contribuição que as olimpíadas e a copa do mundo dão para o turismo dos locais.

Mas já que vamos comparar então... precisamos ver as condições de moradias que os espanhóis tinham antes das olimpíadas, será que era tão bom quanto são as nossas hoje? Será que eles tinham problemas com saneamento básico por que nós não temos... e eu nem comentei ainda a Guerra Civil vivida pelas grandes metrópoles brasileiras como; Rio de Janeiro, São Paulo, Recife dentre outras.

A saúde lá será que tinha algum problema grave... por que a nossa é uma maravilha tomar soro no corredor de hospital público é praxe sem contar os hospitais onde faltam gases, seringas descartáveis, algodão, esparadrapo dentre outras coisas básicas que são necessárias para um atendimento em um pronto socorro.

A educação pública brasileira está de parabéns. Nossas escolas públicas são motivo de piada, afinal de contas tivemos que criar cotas para os alunos oriundos dessas para compensar o atraso, a falta de investimento, o descaso com essas escolas. Sei que há exceções como o CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica) e as IFES (Instituições Federais de Ensino Superior), mas como foi dito são EXCEÇÕES.

Imagine todo este dinheiro que será aplicado nos preparativos para a Copa fosse investido com seriedade na Educação Básica e na Saúde não precisaríamos estar chorando o “CPMF derrubado”. Afinal como é sabido por todos a cada 1 real investido e Educação são economizados 13 em Saúde.

Como neste país tudo é uma farra, que venha a Copa do Mundo e que eu tenha dinheiro para ir assistir a final no Maracanã lotado entre Brasil e Argentina e que de lá possa ir comemorar o heptacampeonato. Afinal sonhar nunca é demais.

Nenhum comentário: